Carta a um jovem cristão que frequenta barzinho

CartaAUmJovem

[Este e-mail é fictício. “Castilho” é uma personagem fictícia, embora as circunstâncias mencionadas neste e-mail não sejam]

DATA: quinta, 26/03/2015
DE: Augustus Nicodemus
PARA: castilho@barzinho.com.ws
ASSUNTO: Re: Por que não posso continuar a frequentar casas de show?

Caro Castilho,

Gostei da nossa conversa ontem, mas vejo que você continua com algumas dúvidas. Obrigado por mandar este e-mail para esclarecer o que talvez não tenha ficado claro.

Eu não sou contra ouvir boa música. E boa música nem sempre é feita por cristãos. Mas, com isto, eu não quis dizer que frequentar casas de shows, pubs e barzinhos para ouvir estas músicas, bebendo uma cervejinha, é a coisa certa a fazer. Você me perguntou no e-mail o que há de errado em fazer isto. Assim, de pronto, posso pensar em algumas razões.

Eu frequentei casas de show, pubs e barzinhos a maior parte da minha mocidade, antes de conhecer a Cristo. Eu sei muito bem o que rola numa boate e nestes lugares. O ambiente é voltado para sexo, bebida, drogas e algumas vezes a coisa acaba em discussão e brigas. É claro que isto nem sempre rola, mas o potencial está ali. O que se exalta ali é o ego humano, o prazer irrestrito e uma suposta liberdade sem limite. Paulo escreveu que devemos evitar “toda forma do mal” – inclusive aquilo que pode nos levar a ele ou que tem aparência do mal (1Tess 5:22).

Outra razão. Deus nos ensina na Bíblia que somos servos dos nossos irmãos em Cristo. Eu jamais deveria usar minha liberdade de forma a induzir, ocasionar, incentivar e levar um irmão em Cristo a cometer pecado. Paulo falou que se a comida ou a bebida levasse um irmão a tropeçar ele jamais comeria carne ou beberia vinho outra vez (Romanos 14:21; 1Coríntios 8:13).

Você pode se sentir tranquilo e seguro bebendo cerveja num pub. Mas imagine que um irmãozinho novo na fé lhe vê ali fazendo isto. Ele vai ser induzido a pensar que está de boa se fizer a mesma coisa. E vai imitar você, com o risco de embebedar-se, e fazer o que não deve, para não mencionar a culpa que vai sentir no “day after”. É Paulo quem cita este exemplo, leia 1Coríntios 8:9-12. E ele diz que ao fazer isto, você está pecando contra Cristo. Por amor aos irmãos em Cristo, deveríamos nos abster destas coisas.

Mais uma razão que me ocorre. Sua atitude de querer curtir tudo o que o mundo oferece e ainda se considerar como cristão é idêntica à atitude de uma das primeiras e mais perigosas seitas que já apareceram na história do Cristianismo, que foi a seita dos libertinos. Eles se consideravam cristãos e diziam que tinham recebido um conhecimento especial da parte de Deus, de que poderiam desfrutar de tudo, que nada é pecado para quem crê e que Deus nos aceita livremente como somos. Assim, eles ensinavam que os cristãos eram livres para frequentar os templos pagãos, comer das carnes oferecidas aos ídolos ali e praticar a prostituição “sagrada” oferecida nestes templos. Os escritores das Bíblia enfrentaram estes cristãos libertinos firmemente. Judas, o irmão de Jesus, os considera ímpios e que eles negavam a Jesus (Judas 4). O próprio Jesus condenou severamente as igrejas de Pérgamo e Tiatira por abrigarem libertinos no seu rol de membros. Inclusive, havia uma profetisa chamada Jezabel que ensinava claramente que os cristãos podiam participar dos festivais pagãos nos templos de ídolos e se prostituir ali (Apocalipse 2:14-15 e 20). O que eu quero dizer é que sua atitude lhe empurra mais para perto dos libertinos do que dos cristãos.

Uma última coisa, e para mim, a mais importante. Acho que você está fazendo as perguntas erradas. Por que em vez de perguntar o quão longe você pode ficar do pecado e de tudo que leva a ele, você fica perguntando o quanto você pode ficar perto do pecado e de situações que podem levar a ele? Se você é nascido de novo, tem o Espírito Santo, é nova criatura, está arrependido de seus pecados e ama a Deus de todo coração – não deveria estar perguntando o que pode fazer para ficar mais perto dele e longe de tudo que pode entristecê-lo?

Castilho, estas coisas nunca vêm sozinhas. Por vezes a frequência à casas de show, bebidas e curtição de shows acaba em sexo entre jovens cristãos que não são casados. Sobre isto falaremos outra vez. Mas lembre do que diz a Palavra de Deus: “um abismo chama outro abismo” (Salmo 42:7).

Fico por aqui. Longe de mim querer privá-lo de sua liberdade em Cristo. Meu único interesse é que você a use da forma correta. Existem dezenas de maneiras sadias de fazer novos amigos, curtir os atuais e se divertir. Por que seguir o caminho do que é duvidoso, polêmico e potencialmente perigoso para sua vida espiritual?

Um abraço amigo,
Pr. Augustus

Por: Augustus Nicodemus; Copyright © O Tempora! O Mores!; Original: Carta a um jovem cristão que frequenta barzinho.

Você pode gostar...

  • Muito boa a mensagem em forma de carta. Sempre me perguntei se estava sendo legalista ao me restringir a certas coisas, colocando pecado onde aparentemente não tinha. Vi que as palavras ditas na carta fazem total sentido e estão de acordo com as Sagradas Escrituras. Deus abençoe.

  • Nossa essa mensagem tocou forte no meu coração
    E como fazemos para se livrar dessas coisas que parecem estar sempre nós privando de agradar a Cristo

  • Roberio Araujo Evangelista

    Bela mensagem Rv. Augustus e bem atual. DEUS o abençoe.

  • Sergio luis moreira

    Bela e verdadeira mensagem! Eu também fui assíduo ADORADOR desse mundo tenebroso que são as piores ilusões que nós alimentamos quando na nossa juventude! E daí se não acordarmos pra Jesus se estende pela nossa velhice e acaba nos matando e morremos duas vêzes, uma do corpo fisico e a pior que é da alma em eterno e triste pecado! Hoje com 52 anos sou convertido a Jesus Cristo, batizado na Igreja Presbiteriana. Não que isto me isente da responsabilidade e nem me isente do pecado, mas me proporciona uma melhor aproximação ao que o Espírito Santo do Senhor Jesus me integra como homem e como servo do Evangelho verdadeiro de Deus! Que Deus abençõe vossa missão Reverendo Augustus Nicodemus e continue ungindo-o com a graça de nosso Senhor Jesus Cristo.

  • Cindy

    Quanta ignorância e mente fechada. Sou católica, nunca bebi e nem usei drogas, mas sempre saí, fui nos mais diversos lugares e nada disso me impediu de ser fiel e leal ao que acredito que Deus quer para mim. Sou esposa, mãe e acredito que é muito mais valido ensinar a enfrentar as “tentações”, do que estimular a fuga!!!
    CHEGA DE LAVAGEM CEREBRAL!!

    • Que a paz do Eterno de Israel esteja em seu coração!

      O Apóstolo Paulo, na primeira carta aos Coríntios no seu capítulo 6 a partir do verso 9, nos trouxe a seguinte mensagem : “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. “Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido”, mas eu não deixarei que nada domine.”

      E nesse sentido irmã, o Espírito Santo revela através desta mensagem que tudo é permitido, porém não se deixe enganar!! As ofertas deste mundo, cujo o príncipe é Satanás lhe tirarão a vida eterna, ora, se através do sangue de Cristo fomos comprados, resgatados das trevas para a luz, então não deveríamos mais servimos ao nosso próprio coração e sim a Cristo Jesus, nosso Senhor. Lembre-se, não nos amoldamos aos padrões deste mundo, nem fazemos aqui cidade permanente! O evangelho anda na contra mão deste mundo.

      Que a paz do Senhor Jesus lhe visite hoje!

      Em Cristo, com amor!

    • QUE PENA IRMÃ QUE AINDA NÃO CONSEGUIU ENTENDER AS COISAS ESPIRITUAIS, ELAS SE DISCERNEM ESPIRITUALMENTE…… VEJA AI EM SUA BÍBLIA CATÓLICA NA 1ª EPÍSTOLA AOS CORINTIOS CAPITULO 2 VERSOS 6 ATÉ O 16 E ME FALE SE É LAVANGEM CEREBRAL OU A BÍBLIA ESTA ERRADA ???

    • Amada irmã o Senhor nos orienta a ristirmos ao diabo, mas fugirmos do pecado. Observe em 2 Timóteo 2:22, Mateus 26:41, 1 Pedro 5:8 e Tiago 4:7. Ademais observemos também o que nosso coração nos condena e qual é a nossa faqueza, assumindo também a responsabilidade de estarmos enganados quanto as nossas verdadeiras fraquezas…

  • Angela Maria Gomes de Lima

    Não consegui tirar meu olhar e minha atenção da tela enquanto lia e posso afirmar tudo isto é tremendamente verdadeiro e edificante vou usar com sua permissão em meus próximos estudos. No grande amor de Cristo.
    Irmã Angela Maria a serva para honra e glória do Senhor.

  • Juliana Maria

    Parabéns pela carta. Sou católica e achei extremamente edificante, ainda mais pelas citações da palavra de Deus. Infelizmente temos dentro a verdadeira e única Igreja muitos Padres que se dizem “liberais”, mas não é isso o que a doutrina da Igreja prega (Graças a Deus). Agem como maus pastores, com seus argumentos que somente TENTAM justificar o erro que pregam. As pessoas falam “vou ir no bar e serei exemplo, enfrentando as tentações” e se esquecem que não somos anjos e sim homens PECADORES. Que nascemos com o pecado original ou seja com a concupiscência da carne, somos inclinados ao mau. Sem contar que isso não tem objetivo nenhum, o fim último da vida de um Cristão deve ser SEMPRE EM TODOS LUGARES E AÇÕES DAR GLÓRIA A DEUS. Como posso dar glória a Deus em um lugar em que Ele está sendo tremendamente ofendido diante dos meus olhos? Acho que ganharíamos muito mais essas almas pelas nossas orações do que frequentando as mesmas imundícies. Obrigada pelo texto!