Fé, Amor e Confiança – Guilherme Reiss

FeAmorEConfianca
João 14:6
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Este versículo é muito conhecido por todos aqueles que frequentam alguma igreja já a algum tempo, mas será que nós realmente entendemos o seu conteúdo? Será que já extraímos tudo o que podíamos dele? Ou exatamente por ele ser tão conhecido, nós acabamos deixando um pouco de lado?
Analisemos com mais calma esta passagem.
No capítulo 14 do livro de João, Jesus diz a seus discípulos sobre a Sua morte e ressurreição. Diz para os discípulos “Não se preocupem, tenham fé, pois tudo o que eu preguei até hoje está para se cumprir. Vocês conhecem o caminho, vocês sabem para onde eu vou.” E então, Tomé faz a seguinte pergunta no versículo 5:
“Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho?”
Nessa passagem já podemos tirar uma lição muito valiosa para nossas vidas.
Tomé era um dos discípulos de Cristo, escolhido no início do ministério de Jesus para segui-Lo e aprender pessoalmente com Ele, dia após dia. Com certeza ele já tinha ouvido inúmeras vezes sobre o plano de Salvação, sobre a morte de Cristo, sobre a promessa dos céus para os eleitos. Jesus afirma que ele conhecia tudo isso ao dizer no VS. 4 “Vós conheceis o caminho para onde eu vou.” Ele aprendeu tudo isso diretamente com Jesus, pessoalmente, e mesmo assim, não conseguiu entender aquilo que Jesus estava dizendo.
Muitas vezes nós deixamos que nossos problemas nos impeçam de ver a Verdade de Cristo. Muitas vezes a nossa falta de fé nos afasta daquele que é o único caminho e solução.
Quantas vezes já não deixamos de aprender alguma coisa muito valiosa por estar pensando em nossos problemas, quando deveríamos confiar em Deus e tentar ouvir o que Ele está nos dizendo?
Nossa natureza é orgulhosa e nos diz que nós podemos resolver tudo sozinhos, que não precisamos de ninguém, e é quando aceitamos isso em nossos corações que nós perdemos a chance de ver e aprender aquilo que Deus tem para nos ensinar.

Nós temos que lembrar que Deus tem um plano e que Ele está no controle de todas as coisas. Nós temos que aprender a confiar, nós temos que aprender a ouvir o que Ele está nos dizendo. Precisamos confiar menos em nós mesmos e mais em Cristo!

Indo, agora, para o versículo 6:
“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
As primeiras palavras desse versículo nos mostram uma coisa extremamente valiosa, o amor de Jesus para conosco!
Faz de conta que você está no meio de uma conversa com alguém e diz “Amanha eu irei faltar do trabalho para ir ao médico.” Seu amigo ouve aquilo e vocês continuam a conversa. Passados alguns segundos você diz que faltar no trabalho amanha trará algumas dificuldades para o seu planejamento, e então o seu amigo pergunta:
“Mas você vai faltar amanha? Por quê?”
Qual seria sua reação para com ele?
Muitos diriam “Você está brincando, né?”.
Muitos falariam de modo áspero com ele ou, até mesmo, nem responderiam a esse amigo.
Jesus passou a vida inteira falando sobre a salvação, sobre como as coisas haveriam de acontecer. Nesse momento ele apenas repete tudo o que já havia dito, tudo o que Tomé ouviu desde o inicio de seu ministério, e então Tomé diz “mas eu não sei para onde vais”.
E o que Jesus faz?
“Respondeu-lhe Jesus”.
Ele não repreendeu, Ele não ignorou, ele simplesmente respondeu. Repetiu a mensagem, quase como se estivesse falando sobre isso pela primeira vez.
Que lição de amor para com o nosso próximo, para com o nosso irmão.
Nós perdemos a paciência com tanta facilidade, com coisas tão bobas e infantis. Às vezes ofendemos a um irmão tão facilmente, simplesmente por não sabermos demonstrar o nosso amor e nossa paciência.
Quantas vezes, na igreja, nós passamos por situações que exigem que tenhamos paciência para lidar com tal assunto e nós agimos como se fossemos o rei daquele lugar e maltratamos os que estão envolvidos?
Jesus é Rei! E nem por isso ele faltou com amor para com Tomé, para com os seus discípulos.
Precisamos aprender a ser pacientes, a amar ao nosso irmão, assim como Cristo nos amou e se entregou para morrer em nosso lugar.
“Eu sou o Caminho”
Alguns significados interessantes para a palavra “caminho” no dicionário:
– Todas as faixas de terreno que conduzem de um lugar ao outro;
– Estrada, vereda;
– Direção;
Ao dizer que Ele é o caminho, Jesus está nos mostrando que ele é o único jeito de nos achegarmos a Deus Pai. Que somente por meio de Jesus é que nós poderemos alcançar a paz com Aquele a quem nós declaramos guerra através do nosso pecado.
Não existe outro caminho, outra direção, outra estrada que nos leve a Deus.
Em outra passagem, Jesus diz:
“Eu sou a porta. Todo aquele que entrar por mim, salvar-se-á. Entrará e sairá, e achará pastagens.” João 10:9
Jesus é o único meio de nos achegarmos a Deus e de obtermos a vida eterna! Foi o sacrifício dele que nos trouxe de volta da perdição para a Salvação.
“Eu sou a Verdade”
Jesus diz em João 8:31 e 32:
“Disse Jesus aos judeus que criam nele: Se permanecerdes no meu ensino, verdadeiramente sereis meus discípulos. Então conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”
Esse versículo nos mostra que a Palavra de Deus, o ensino de Cristo, é a Verdade!
Se a palavra de Deus nos traz ensinamentos sobre qual é a única Verdade, então o que isso nos mostra sobre aquele pelo qual vieram esses ensinamentos?
Somente alguém com uma vida perfeita, pura e de santidade, digna da admiração de todos poderia tê-las escrito.
Tudo aquilo que Ele nos ensina é puro, santo e verdadeiro e seguir os Seus passos é viver em busca de uma caminhada de santidade, agradável perante os olhos de Deus.
Nós temos que buscar viver a cada dia mais baseados na verdade, com um caráter cada vez mais parecido com o de Cristo, não para sermos salvos, porque pela graça somos salvos, mediante a fé (Efésios 2:8), mas porque somos salvos! Criados em Cristo Jesus para as boas obras (Efésios 2:10).
“Eu sou a Vida”
Em João 10:28, Jesus diz:
“Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém poderá arrebatá-las da minha mão.”
Jesus é o único meio pelo qual nós podemos obter a Vida Eterna. Por meio do sacrifício Dele é que nós obtivemos a Salvação. A ressurreição Dele foi a consumação da nossa vitória em Cristo!
O sacrifício de Cristo é mais que suficiente, ele nos garante a salvação, uma salvação tão poderosa e tão valiosa que jamais poderá ser perdida. O Sangue de Cristo derramado sobre nós nos garante que jamais pereceremos.
Nós não podemos fazer nada para obter a nossa Salvação. Quem nos salvou foi Cristo, através do seu sacrifício, através do seu eterno, imenso, puro e santo amor para conosco. “Ninguém vem ao Pai, senão por Mim”. Ele era a nossa única solução. Sem Ele, nós estaríamos condenados ao castigo eterno. Mas Ele veio!
Ele veio para me salvar, Ele veio para te salvar.
Esse é o maravilhoso Caminho, essa é a maravilhosa Verdade, essa é a maravilhosa Vida!
Por: Guilherme M. Reiss
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

 .

Você pode gostar...