Não faça como o faraó!

NaoFacaComoOFarao

Exôdo 8-9:

Escritura:
“[…] Disse o faraó: “Eu os deixarei ir e oferecer sacrifícios ao Senhor seu Deus no deserto, mas não se afastem muito e orem por mim também”.
Moisés respondeu: “Assim que sair da tua presença, orarei ao Senhor, e amanhã os enxames de moscas deixarão o faraó, teus conselheiros e teu povo. Que somente o faraó não volte a agir com falsidade, impedindo que o povo vá oferecer sacrifícios ao Senhor”.
Então Moisés saiu da presença do faraó e orou ao Senhor, e o Senhor atendeu o seu pedido: as moscas deixaram o faraó, seus conselheiros e seu povo; não restou uma só mosca.
Mas também dessa vez o faraó obstinou-se em seu coração e não deixou que o povo saísse.”
Exôdo 8.28-30 NVI (ler todo o capítulo 8 e 9)
Tesouro Bíblico:
Na leitura de hoje vemos: as pragas de rãs, dos piolhos, das moscas, da morte do gado, das úlceras, do granizo; das lagostas, das trevas.
Enquanto Deus continuava seu processo de resgatar os israelitas, os egípcios sofreram cada uma das dez pragas das quais nenhuma afetou aos hebreus. Até os feiticeiros de Faraó reconheceram quem estava no controle desses juízos; e disseram ao Faraó: “[…] ‘Isso é o dedo de Deus.’ Mas o coração do faraó permaneceu endurecido, e ele não quis ouvi-los, conforme o Senhor tinha dito.” (Êxodo 8:19 NVI)
Depois do granizo que destruiu “tudo o que havia nos campos, tanto homens como animais […] então o faraó mandou chamar Moisés e Arão e disse-lhes: ‘Desta vez eu pequei. O Senhor é justo; eu e o meu povo é que somos culpados.'” (Êxodo 9:25,27 NVI)
O Faraó assegurou a Moisés que os israelistas podiam sair livremente na hora que cessasse o granizo. Porém outra vez ele muda de idéia, endurecendo seu coração contra a vontade de Deus. Não há dúvidas que o coração de Faraó se endureceu cada vez que decidiu negar a Palavra de Deus (7:13-14, 22;8:15,19, 32;9:7). Mas chegou o tempo quando “o Senhor endureceu o coração do faraó”. (Êxodo 9:12 NVI)
Finalmente, Faraó aceita a proposta de Moisés, dizendo: “[…] ‘Vão e prestem culto ao Senhor, ao seu Deus. Mas, digam-me, quem irá?’. Moisés respondeu: ‘Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, pois celebraremos uma festa ao Senhor'”. (Exôdo 10.8-9 NVI)
Moisés quis dizer que todos devem adorar à Deus, dos mais jovens até os mais velhos. Entretanto, Faraó insistiu que os israelistas teriam que ir servir a Deus segundo as suas condições. Seus próprios servos lhe disseram: “Deixa os homens irem prestar culto ao Senhor Deus deles. Não percebes que o Egito está arruinado?” (Êxodo 10:7 NVI). Rejeitando estes conselhos, pegaram a Moisés e Arão e os expulsaram da presença de Faraó.
A pessoa que mais engana a si mesma é a pessoa que pensa poder adorar a Deus da sua própria forma. Outros, também enganados dizem que viverão para o Senhor Jesus mais adiante em suas vidas e, como o Faraó, recusam dar a Deus o controle das suas vidas. Mas virá o dia quando o tempo para encontrar-se com o arrependimento já haverá passado. Deus é o único quem decide o tempo que Ele irá tolerar.
“Desvie-se do mal e faça o bem; e você terá sempre onde morar. Pois o Senhor ama quem pratica a justiça, e não abandonará os seus fiéis. Para sempre serão protegidos, mas a descendência dos ímpios será eliminada.” (Salmos 37:27-28 NVI)
Ponto de ação:
O único ponto a ser considerado e questionado é… quem está no controle da sua vida?
(comentário por Pablo: Não espere até ter seu coração completamente endurecido para fazer o que Deus está te constrangendo a fazer!)
Por: Janethe Disla (original em espanhol)
Tradução: Pablo Tavares
Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

.

Você pode gostar...