Vencendo o Medo

VencendoOMedo

Nos nossos dias muitos jovens crentes têm sofrido com o medo. Alguns com medo de doenças, outros com medo de ficarem solteiros, outros com medo da morte (mesmo tendo Paulo dito que para o cristão morrer é lucro). Deus dá algumas orientações de como vencer e viver com o medo. Certamente o medo é uma das emoções mais comuns entre os homens. Aliás, quem já não sentiu medo? E não somente é comum a todos nós, mas é também um sentimento muito forte.  E a pergunta que devemos fazer é se o medo é bom ou ruim?

A palavra medo tem dois sentidos bem diferentes.  Quando nos referimos a “medo” como prudência, ele é bom.  Ninguém deve se expor conscientemente a situações absurdas de perigo.  Quando a sensatez nos diz que algo é arriscado e desnecessário, não é sábio abandonar a prudência e se arriscar.  Esse medo, que na verdade é a prudência, é saudável e necessário. Mas, há o medo que é doentio e desnecessário.  É o medo que nos impede de fazer o que podemos e devemos fazer.  Esse medo nos paralisa, impedindo-nos de lutar por aquilo que é legítimo. A verdade é que toda conquista valiosa é alcançada somente se enfrentarmos desafios.  E para enfrentá-los é preciso não temer.

Esse medo paralisante não é para aqueles que fizeram uma entrega total de suas vidas a Deus.  Na Palavra de Deus, no livro de Josué, capítulo 1, quando Josué recebe de Deus a incumbência de liderar o povo de Israel, Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso, não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.” A ordem de Deus foi: “não temas e nem te espantes”.  Josué devia enfrentar um desafio que era da vontade de Deus e, por isso, ele não devia temer.

1º Passo para enfrentarmos o temor é verificarmos se pertencemos ao Senhor.  Aquele que, arrependido, dependendo do perdão conquistado por Cristo na cruz, entregar sua vida a Deus, pertence ao Senhor. Ele não precisa temer.  Deus disse para Josué: “Não temas… o Senhor Deus é contigo”.  Essa mesma presença de Deus é dada, hoje, também a todos quantos entregam suas vidas a Deus por meio da fé em Cristo.  Jesus disse para seus discípulos: “Foi me dada toda a autoridade… estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” A entrega total de vida a Deus leva o ser humano a apenas um temor – o temor de Deus.  Quem não teme a Deus, teme a tudo. Quem teme a Deus, teme somente a Deus.

2º Passo para vencer o temor é verificar se o desafio a ser vencido não fere a autoridade da Palavra de Deus.  Diante de um desafio a ser conquistado, verifique se você não está se envolvendo com algo que é contrário à Palavra de Deus.  No mesmo texto Deus disse a Josué: “Não cesses de falar deste livro da lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito, então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido.”

Que temamos somente a Deus!

Por: Deiverson de Araujo; Revisão: Guilherme M. Reiss.

Original: Vencendo o Medo; copyright © 2014 Jovens Fiéis; website: JovensFieis.com.br.

Permissões: Você está autorizado e incentivado a reproduzir e distribuir este material em qualquer formato, desde que informe o autor, seu ministério e o tradutor, não altere o conteúdo original e não o utilize para fins comerciais.

Você pode gostar...